quinta-feira, 15 de maio de 2008

Apleting

Apleting é um país que fica na extremidade mais ocidental do Mundo Novo, nos territórios mais distantes e puros da fantasia. Apleting conta, de ponta a ponta, muitas léguas e, crendo nos pequenos habitantes deste mundo, os Aplins, não se conhecem os limites desta terra. Mesmo o “Grande Mergulhador”, um Aplin particularmente viajante e mítico, caminhante infatigável na busca da “maçã da estranha árvore”, em todas as suas jornadas por Apleting nunca lhe percebeu o fim.

Pode uma maçã vermelha, raiada de pequenos veios acastanhados e culminando em duas folhinhas de frágeis nervos, transportar-nos para outro lugar? Aparentemente não e, o mais provável é que o fruto acabe por servir um apetitoso lanche. Isto porque ninguém espera encontrar uma minúscula e lustrosa maçã, tão grande quanto é a unha de um dedo e, tocando-lhe, sentir-se invadir por histórias de outros lugares. Essa maçã, contudo, existe, tal como muitas outras, talvez em número infinito, pronta a transportar-nos para outra dimensão. O fruto não é mágico, não foi mergulhado em nenhuma poderosa poção e a única qualidade que lhe podemos atribuir é a de estar onde um dia o quisermos encontrar, isto é, no fundo da nossa imaginação, encostadinho a um dos cantos mais esquecidos. Tocamos com a nossa inspiração na bela maçã e, condição primeira, dispomo-nos a levar para os territórios que ela determinar. Assim sendo, estamos prontos a descobrir que, para além dos lugares em que tocamos e aqueles de que todos nos falam, há mundos só nossos, repletos de histórias e encanto.

O que aqui se traça é um desses casos, resultado da pequena maçã muito vermelha e sadia que, certa noite encontrei dentro de mim. Sem me atrever a revelar os caminhos a que o fruto me levou, levanto um pouco do véu sobre este pedacinho de imaginação. Chama-se Apleting, é um país repleto de grandes e mágicas maçãs, coloridas e sorridentes flores.

Sem comentários: