quinta-feira, 15 de maio de 2008

Mushlandia


A três luas para lá das eternas brumas, nas sombras da vasta floresta de Arda, fica Mushlandia, um minúsculo país perdido no nosso desconhecimento e que, visto à escala humana, não conta mais de cem passos de um extremo ao outro. Contudo, para as suas pequenas, trabalhadoras e resmungonas criaturas, os Mushpins, tão altos quanto consegue ser pequena a unha de um indicador humano, cem passos é muito e custa-lhes uma longa, cansativa e, por vezes, perigosa jornada.

Nem todos os mapas nos levam a lugares acessíveis e, alguns, pelo que se conta encerram qualidades mágicas. Aquele que aqui se desenrola, libertando o pó que o tempo cuidou de assentar, reúne estas duas qualidades. Este mapa marca as fronteiras de um país perdido nos territórios do desconhecimento humano, relatando-o como alguém que, muito cansado após uma longa jornada, entra em nossa casa, senta-se à nossa mesa e, calmamente, relata o fantástico a que assistiu.


Com o cuidado que colocamos na descoberta das coisas raras abrimos, ao nosso espanto, este velho documento, sopramos a fina camada de poeira que assenta nos caminhos nele traçados e, com olhos atentos, preparamo-nos para conhecer e percorrer limites de novas fronteiras. Com um dedo trilhamos veredas obscuras sob as copas de uma vasta floresta, terminando a jornada imaginária no espaço aberto de uma planície, envolvida na orla dos bosques.


Chegámos ao coração de Mushlandia e vamos abrir os nossos olhos e atenção a um mundo até agora desconhecido. Quanto aos minúsculos Mushpins, habitantes deste curioso território, podem descansar. Os nossos olhares agitam-se numa dimensão diferente, incapaz de alcançar estes territórios que, não fosse este mapa, permaneceriam no reino do desconhecido. Vamos conhecer Mushlandia com a certeza de que seremos sempre apenas observadores, pois um outro mapa, aquele que abriria os caminhos até este país não foi traçado e, quase por certo, nunca o será.

Sem comentários: